segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Tamanho do Preconceito

Vocês sabem que não sou profissional da área de jornalismo, nem de publicidade, muito menos de moda. Sou apenas, e humildemente, uma Gorda Vaidosa que resolveu abrir a boca e falar sobre o que é ser, e como é ser gorda. Sou bloGGeira!

Na sexta feira, já que estava de molho em casa por conta de uma catapora, vi no twitter  um micropost do site Grandes Mulheres, que me chamou atenção porque citava uma frase que se tornou popular na boca de Preta Gil. Fui então ao site Chic de Gloria Kalil achando que encontraria uma reportagem sobre a artista gordinha admirada por nós no minimo pela sua coragem de se assumir gorda, quando a mídia pede o contrario de uma pessoa que vive da imagem. Eu tadinha, inocente, achando que veria coisa que prestasse. Me deparei com a maior falta de NETIQUETA, como a própria Kalil apelidou.

O site Chic de Gloria Kalil fez uma matéria no mínimo preconceituosa. Expôs a imagem de uma mulher depreciando-a de maneira grosseira. Uma das frases era... “como se fizessem questão de piorar o que já não é grande coisa.”.

Quando li o post e os comentários, fiquei inflamada. Como pode uma pessoa tão chique ser tão grosseira? Era a pergunta que todos se faziam.  Ela não estava fazendo questão de esconder o seu preconceito. Preconceito sim! Pois este se dá quando prejulgamos uma pessoa e a deixamos, de forma discriminatória, excluída de um grupo considerado superior. Era isso que ela estava fazendo... “Você além de não estar no mundo da moda por ser gorda se veste inadequadamente.”

Nós gordas cansamos de só vestir preto para agradar os olhos de quem nos vê. Queremos vestir roupas jovens e estamos quebrando este paradigma de que moda é para magros. Infelizmente não são todos que estão antenados para essas mudanças. Gloria Kalil cometeu essa gafe. Ela não se deu conta que hoje existe o inconformismo nas pessoas e que estas não ficam mais caladas. Se unem, se apóiam e mudam o que incomoda o grupo. Nós estamos tentando!

Faço parte de um time de mulheres que tem amor próprio e cultivam a Maior Vaidade. Sem preconceito!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Uma simples bermudinha

Feliz! É como me encontro pela repercussão do nascimento do Maior Vaidade. Só tenho a agradecer às seguidoras, às leitoras e principalmente às amigas. Obrigada!

Bem, ainda não sei a frequencia com que postarei... não decidi ainda se a cada dia terá um tema. O fato é que adoro coisas organizadinhas, sou quase uma Monica Geller... rs...  Estou certa de uma coisa o post de hoje era pra ter ido à blogosfera ontem, enfim...

Você sabe quando quer comprar uma peça de roupa especifica? Uma bermudinha jeans pra combinar com aquela sua blusa básica branca. Você procura pelo shopping todo e acaba comprando naquela loja que ama? Feliz de você! Nós gordinhas podemos procurar por uma peça desejada durante dias e nem encontrar. Ok! Isso não é novidade. A novidade, pra você que não é gorda ou que não acompanha o movimento, é que isso esta mudando. 

Hoje já existem marcas famosas que seguem a tendência de admitir que nós GORDAS JOVENS queremos seguir a moda e não ficar usando roupas que foram feitas para nossas avós. Ontem, enquanto procurava a fantasia de carnaval da minha #bblinda, dei uma passadinha na seção da loja de departamento que primeiro nos apresentou opções joviais e modernas. Quando foi inaugurada a segunda etapa do Salvador Shopping as gordinhas de Salvador ganharam este presente. A Leader tem uma seção chamada T Plus, e como aqui em Salvador não temos muitas opções, está é uma boa opção... rs... Como em qualquer loja de departamento você tem que saber comprar, o que para uma vaidosa isso não é difícil.

Como sinto a dificuldade de encontrar coisas legais, postarei para vocês sempre que achá-las. Vai que você gordinha vaidosa esteja procurando justamente o que eu garimpei? Estarei por aqui.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O nascimento da Maior Vaidade

Pin-up em homenagem à Lud
O post de hoje da minha amiga Ludmila Rohr, Sensualidade a flor da pele, mexeu comigo. Enquanto eu lia foram passando vários episódios da minha vida pela cabeça... rs... Como não poderia respondê-la em 140 caracteres, resolvi dar inicio a este blog.

Com o blog quero mostrar que ser GORDA, gorda mesmo, sem sinônimos ou flexões ou até mesmo palavras que amenizem o adjetivo, não impede que você seja linda. E que isso só depende de você. Convencida? Se eu não me achar linda quem me achará? Eu tenho que me amar e me aceitar como sou. Eu já quis mudar, mas hoje eu não quero. Me aceito e estou sendo feliz. Ainda digo em alto e bom som, para quem estiver perto ouvir: “Sou uma gordinha ousada!”. Você se incomodou? Então não nem continue me visitando, porque, este blog será o diário de uma Gorda Vaidosa, de uma MAIOR VAIDADE.

 Vaidosa não só pelo lado estético que de momentaneamente a palavra remete, mas porque tenho orgulho de quem sou, de como sou. Porque antes de querer mostrar a minha sensualidade através da beleza exterior eu a neguei. E já expus... e depois neguei! Até aprender que elas,, a minha vaidade e a minha sensualidade são inerentes ao meu querer e que não posso deixar ninguém roubá-las de mim.

Gorda? Onde? Me convenceram disto!
Aos 13 anos eu ouvia: “Você é tão linda. Porque não emagrece?” ou “Com um rosto bonito desse, tinha que emagrecer só um pouquinho.”. E como as pessoas não aceitavam a gorda, tiveram que aceitar a simpática, a que estava sempre feliz e a que estava sempre por perto disposta a ser amiga. Amiga mesmo, porque isso se aprende no berço. Estes preconceituosos me ensinaram a crescer tendo jogo de cintura, sendo esperta. Esperta ao ponto de perceber que aos 13 anos eu já tinha corpo de mulher, enquanto as magrelas da minha idade passavam despercebidas. E eu usei isso a meu favor... e como usei... Mas seu eu continuar escrevendo não será um post... hahahaha... será um livro.

Só quero deixar claro uma coisa, não estou fazendo apologia à gordura, minha saúde está ótima e eu não quero fazer Restrição Alimentar (Reeducação Alimentar o caramba! Você quer se enganar ou vender o peixe?)

Voltarei e continuarei desenrolando este tema, ou outro... rs... Bem Vindos!