Vocês sabem que não sou profissional da área de jornalismo, nem de publicidade, muito menos de moda. Sou apenas, e humildemente, uma Gorda Vaidosa que resolveu abrir a boca e falar sobre o que é ser, e como é ser gorda. Sou bloGGeira!
Na sexta feira, já que estava de molho em casa por conta de uma catapora, vi no twitter um micropost do site Grandes Mulheres, que me chamou atenção porque citava uma frase que se tornou popular na boca de Preta Gil. Fui então ao site Chic de Gloria Kalil achando que encontraria uma reportagem sobre a artista gordinha admirada por nós no minimo pela sua coragem de se assumir gorda, quando a mídia pede o contrario de uma pessoa que vive da imagem. Eu tadinha, inocente, achando que veria coisa que prestasse. Me deparei com a maior falta de NETIQUETA, como a própria Kalil apelidou.
O site Chic de Gloria Kalil fez uma matéria no mínimo preconceituosa. Expôs a imagem de uma mulher depreciando-a de maneira grosseira. Uma das frases era... “como se fizessem questão de piorar o que já não é grande coisa.”.
Quando li o post e os comentários, fiquei inflamada. Como pode uma pessoa tão chique ser tão grosseira? Era a pergunta que todos se faziam. Ela não estava fazendo questão de esconder o seu preconceito. Preconceito sim! Pois este se dá quando prejulgamos uma pessoa e a deixamos, de forma discriminatória, excluída de um grupo considerado superior. Era isso que ela estava fazendo... “Você além de não estar no mundo da moda por ser gorda se veste inadequadamente.”
Nós gordas cansamos de só vestir preto para agradar os olhos de quem nos vê. Queremos vestir roupas jovens e estamos quebrando este paradigma de que moda é para magros. Infelizmente não são todos que estão antenados para essas mudanças. Gloria Kalil cometeu essa gafe. Ela não se deu conta que hoje existe o inconformismo nas pessoas e que estas não ficam mais caladas. Se unem, se apóiam e mudam o que incomoda o grupo. Nós estamos tentando!
Faço parte de um time de mulheres que tem amor próprio e cultivam a Maior Vaidade. Sem preconceito!