domingo, 13 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher - escrito em 2006


Todos me conhecem bem e sabe o quanto "defendo" a luta das mulheres pela sua felicidade.
Foi por ouvir ontem algumas piadas em relação ao Dia Internacional da Mulher que resolvi lembrar-lhes da importância deste dia.
Este dia não é Internacional à toa. Até entendo que alguns ignorem as atrocidades que ainda acontecem no mundo à estas que são referidas como sexo frágil.
Mas não admito que pessoas de "nível elevado" esqueçam que apesar de lutarmos por igualdades sociais, sociais, e não anatômicas porque isso sabemos que é geneticamente impossível, nos países mulçumanos as mulheres ainda lutam por um casamento de livre escolha, sofrem abusos sexuais e são violentadas sob o beneplácito das leis e são assassinadas quando é da vontade dos homens da sua família.
Não esqueçamos que em países da África as mulheres são obrigadas a aceitar a poligamia, mesmo quando não a querem, ou pior, sofrem com a mutilação dos seus corpos, lhe são arrancados os clitóris e em algumas tribos muito mais.
Na China, são abortadas ou assassinadas as meninas simplesmente porque são os homens que dão continuidade à família. Essa teoria já esta inclusive caindo por terra, uma vez que na maioria das vezes quem educa e passa os princípios para as crianças são as mulheres, acabam todos levando o nome do pai, mas ao redor das mães.
No Japão, ainda hoje,existem mulheres que tem que andar um passo atras do marido em sinal de respeito.
Todas essas culturas que foram citadas são diferentes da nossa. Mas na cultura ocidental, apesar de já termos conquistado muito, ainda temos exemplos de machismos e paternalismos. É notório a todos que dos nossos políticos poucas são as mulheres. Dessas mulheres uma parte só foi eleita por marketing corporal e não pelo seu trabalho intelectual. O que é pior, mulheres que preferem exaltar o seu intelecto sofrem preconceitos pela sua aparência física.
Ah! A aparência física! Como exigem de nós mulheres isso. Dão-nos padrões a cada década, no mínimo. Anorexica como Twiggy, musculosa como Madona, elegantes e passareláveis como Gisele. Como nos exigirão para a próxima década? Plastificada como Demi Moore? Não nos dão mais o direito de envelhecer.
Muitas vezes sou radical, chego a falar coisas que assustam, mas é como numa luta sindical, pede-se muito para haver negociação. Pena que nem sempre saem ganhando os dois lados. Por isso entendo o desespero dos homens a cada conquista das mulheres. Mas muitas foram as conquistas deles. Poder chorar , acariciar um filho e dizer a um amigo que o ama sem colocar em xeque sua masculinidade. Essas são algumas das conquistas.
Cresci cercada de mulheres admiráveis e o que é mais importante, enxerguei isso. Muitas delas nunca me falaram das suas dificuldades, da sua luta. Teve mulher que apesar de já ter sua família formada, cuidou como seus os filhos de outras, se viu cuidando do seu companheiro doente como se filho fosse e após perdê-lo, perdeu também os seus de sangue, aos poucos, restaram-lhe dois e os criados como. Dessa mulher só vi derramar lagrimas uma vez, quando tentaram lhe pagar pela morte de um dos filhos. Como deve ter doído. Fui testemunha desse pranto, doía em mim.
Será que é justo eu citar meus exemplos contanto que existem pelo mundo? No seu mundo? Merecemos sim um Dia Internacional, não para as piadas, nem só para as comemorarmos, mas para nos lembrarmos do quanto ainda temos que conquistar.
Amigas, contem comigo.

3 comentários:

  1. Só tenho a dizer PARABÉNS a você e a todas as mulheres que carregam "o dom e mania de ter fé na vida"...

    ResponderExcluir
  2. isso aí amiga!!!!

    Gosto de mulheres que reconhecem seu valor!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo o blog e mais ainda a bonequinha...já falei em off com você a respeito e estou no aguardo.
    Já estou te seguindo.
    Um beijo

    ResponderExcluir