domingo, 27 de março de 2011

O Limite da Vaidade


Até onde a vaidade é saudável? Assim como desleixo compromete a saúde de alguns, não saber o limite da vaidade acomete a saúde de outros. Nesta semana recebi um e-mail irônico onde falava que existem mulheres sem celulites e trazia mulheres halterofilistas para ilustrar. Até pensei em reenviar o e-mail a todos, mas não o fiz. Fiquei pensando, será que essas mulheres se sentem femininas sem um pingo de gordura? Aos nossos olhos a grande diferença da constituição física da mulher e do homem não é justamente a gordura? O homem tem músculo e a mulher curvas... os dois cérebro... rs... ou não. Sem devaneios... fiquei curiosa para saber se uma mulher que não tem um pingo de gordura para diferenciá-la do sexo masculino se sente tão mulher quanto nós.

Nós gordinhas? Não. Estou me referindo às normais. Normais? Sim! Normais psicologicamente falando, porque o que não falta por ai são mulheres consideradas fisicamente normais que não se sentem bonitas e desenvolvem diversas doenças, algumas delas são: Anorexia, Bulimia, TDC - Transtorno Disfórmico Corporal. Pois é, li sobre Transtorno Disfórmico Corporal, ao ver também o post sobre uma coreana, Hang Mioku, que achava que seu sucesso como cantora não chegava porque não era bonita suficiente. Ela fez de uma característica do seu rosto o bode expiratório e começou injetando silicone no rosto para consertar o que achava ser o problema. Chegou a injetar óleo de cozinha, quando a doença já estava instalada, o que acabou por deformar o próprio rosto.  Fiquei chocada com as imagens. Ela era linda!



Pra quem acha que nunca tinha ouvido falar nessa doença resta o engano. Todos nós vimos a transformação de Michael Jackson, chegávamos até a dizer que era doença, só podia ser e era mesmo.  Assim como na anorexia que a pessoa não consegue ver sua imagem real, com a dismorfofobia, o outro nome do TDC, acontece o mesmo, e recorrem insistentemente à dermatologista e cirurgiões. Essas pessoas têm uma relação exagerada com aspectos dos seus corpos que consideram feios.

 A construção da nossa imagem tem diversas influências, entre elas: os meios de comunicação, os valores que nos cercam e a cultura na qual estamos inseridos. Essas influências também acontecem com a relação que desenvolvemos com a nossa própria imagem, com o nosso corpo, temos influencias para nos aceitar ou não como somos. Como seres humanos nos inserimos em certos grupos de acordo com a imagem, mas não podemos transformar isso em algo doentio. Não estamos neste mundo para viver correndo atrás da beleza exterior de forma doentia. Quero sim me cuidar, me amar e acho louvável todos àqueles que assim fazem, mas sem beirar o insano.  Quero me aceitar como sou e cuidar do que tenho inclusive do cérebro.
Imagem do site adiposivity.com

8 comentários:

  1. Amo o Adipositivity, mais ainda pela fotógra e idealizadora do blog não ser gordinha.

    Mas aí, doença relacionada com imagem é o que mais vai ter nesses tempos de televisão e internet, com gente dizendo o tempo todo o que você tem que ser, ver, sentir, vestir, comer... Já é confuso o suficiente só de ver as muitas imagens na tv. Fico pensando em como não deve ser mais difícil ainda criar meninas nessa fase. Ensina a ter vaidade, mas essa é uma palavra muito traiçoeira, pode ficar só no ego e deixar de lado o prazer de simplesmente ser. Concordo em cuidar e melhorar, mas tem que ver em favor de que. Faz pensar...

    ResponderExcluir
  2. Adoro a maneira q vc escreve!
    Direta, informativa e mesmo sendo um blog que retrata os seus pensamentos e experiências, não cai naquela vertente do sempre auto-referencial.

    Sinceramente...mil vezes as minhas celulites que um corpo masculinizado como o da moça lá de cima...rs
    Mto bom, Kika!
    Bjos
    Liz

    ResponderExcluir
  3. Kika, muito bom post, como sempre! Uma sugestão é falar também do transtorno contrário à anorexia, não me recordo o nome, mas é quando as pessoas se vêem mais magras do que estão, tudo por pressão psicológica. Vale a pesquisa, é um bom tema.
    ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amei amiga.
    Super legal vc encarar e sustentar esse tema!!
    Acho realmente que vc pode ajudar muitas pessoas que sentem-se menos MULHER porque não se encaixam em padrões patológicos de magreza..e etc..

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei chocada com o video!!!!!!
    Uma pena que uma mulher tão linda, não enxergasse sua beleza. Mas diante de tudo o que a midia impõe e ao que os que estão ao nosso redor, nos dizem. É compreenssivel do pq ela fez isso.

    Tbm nao acho que essas mulheres SUPER musculosas se achem femininas. Concordo q mulheres tem q ter curvas. Acho que o exemplo de corpo feminino bonito, é o de uma bailarina amadora (as profissionais são meios neuroticas com a balança). As curvas das bailarinas amadoras sao suaves e bonitas. São magras, mas nao sao esqueleticas. Acho que a partir desse corpo, as curvas são bonitas. Ate chegar emnós, gordinhas. Com curvas mais acentuadas e igualmente lindas.

    MAS, cada um que seja feliz com seu corpo!
    O importante meeeesmo, é isso!

    Bjuuuus!
    *muuuuuuuah!*

    ResponderExcluir
  6. olha só! adorei esse blog, o nome, o texto, o design, o assunto. you rock girl!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei Kika...

    Mais uma lição pra mim!!! Concordei com toda sua argumentação!!! Valeu.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Gatusca,
    Você tá dando show no blog!

    Super beijo e muito sucesso!!

    Amo tu!

    ResponderExcluir