sábado, 28 de maio de 2011

Vaidosa pra quem?

Tem coisas que eu vejo que me deixa agoniada e tenho que falar. Sempre fui assim, não agüento com a língua dentro da boca... Já falei tanto isso da semana passada pra hoje... rs... Eu vi uma cena essa semana que me deixou pensativa. Eu estava passando por Itapuã e vi uma mulher, nova de uns 25 anos, passando pela calçada indo para a academia. Ela não era bonita, mas estava maquiada, cabelo solto escovado, de tênis, meia branca, uma camiseta e um short de malha curto. Estava bonita, arrumada... vaidosa. O que me chamou a atenção que naquele universo, ela chamava mais atenção que as outras, ela era coxuda e bunduda. Passava e todOs olhavam. Eu disse todos com O maiúsculo. Aquilo me incomodou, os homens não só viravam o pescoço para olhar, eles apontavam, comentavam e mexiam com ela.


A primeira coisa que pensei foi... PIRIGUETE! Veste uma roupa curta e sai rebolando para que seja alvo de olhares. Deve estar se sentindo o máximo. Depois pensei... PQP ela tem o direito de vestir o que ela estiver com vontade e tem que ser respeitada. Ninguém tem o direito de pré julgá-la. Em momento algum eu vi essa mulher retornar um olhar, virar o rosto ou corresponder a qualquer uma das provocações. Ela estava chamando atenção porque estava GOSTOSA e aqueles homens eram uns animais não evoluídos e queriam mostrar sua virilidade da maneira mais bestial possível. Comentei com meu marido e o comentário dele só confirmou minha teoria.

E o que tem isso com a minha vida, né? Num passado não tão distante eu já devo ter sido taxada de piriguete, será? Nunca esqueço de um dia que saí vestida numa calça jeans que vestia muito bem, justa, uma blusa de gola alta vermelha, um blazer cinza e scarpin. Eu passava e sentia os olhares. Nesta época pesava no máximo 68kg, chamava atenção e não gostava. Não gostava do fato de chamar atenção pela forma física, não gostava de sentir os olhares dos homens “comendo com os olhos”. Sempre que isso acontecia me sentia culpada. Quando um homem que não era para olhar pra mim, que era para respeitar a mulher que estava ao lado dele, virava o pescoço na minha direção me deixava incomodada.

Hoje eu paro e penso: será que nessa época eu me descuidei porque assim eu chamaria menos atenção? Será que eu queria que as pessoas só se aproximassem de mim pela minha essência? Tenho essa sensação... Nós nos boicotamos algumas vezes. Mesmo morrendo de vontade de estarmos gostosas e lindas para nós mesmas, para não chamarmos atenção nos escondemos. Deixamos de colocar um batom vermelho, de usar uma bota, de colocar um shortinho... Até nos descuidamos. Eu já dei um basta nisso, sou gordinha e me cuido. A grande diferença é que hoje eu sei que devo me arrumar para o meu espelho. Sou vaidosa para mim obrigada!

8 comentários:

  1. Exato disse tudo, Kika...
    Essa questão poderia por exemplo ser comparada com o caso da Geyse Aruda na faculdade, a diferença, é que a sua personagem que vc viu na rua, não correspondia com risos, nem olhares, e segundo o ocorrido com Geyse, era o contrário.
    Mas acima de tudo a conclusão é essa mesma. Julgar pra que e porque? O que ganhamos com isso? Não devemos julgar pelo que aparentamos ser, e sim por aquilo que somos. Sermos humildes e aprendermos a ver as coisas como realmente são.
    Temos que olhar pra dentro de nós mesmas...

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo. Eu era como você. No meu auge dos 65 kilos chamava a atenção pelos mesmos motivos da moça citada por você e isso sempre me incomodou muito. Depois de anos de terapia que venho fazendo, estou descobrindo que eu me boicotei e por isso engordei, para não chamar a atenção.
    Mas não teve jeito, mesmo gordinha descobri que chamo a atenção e hoje em dia acho o máximo.
    Cuido de mim...pra mim em primeiro lugar.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga..magra ou gorda...Vc sempre vai chamar atenção.Só colocando uma burca !!
    Voce revela poder e sensualidade na sua atitude...e é isso que no fundo importa!!

    Linda!

    ResponderExcluir
  4. Acho que o momento mais especial, é qdo começamos a nos colocar em primeiro plano. Estar bem consigo mesma, sorrir para a própria imagem no espelho e perceber que somos muito mais que peitos, bundas e roupas. Nem maquiagem, nem figurino, nem intervenções estéticas... o que torna uma mulher bonita e faz com que ela possa irradiar essa beleza, é a SEGURANÇA que tem em si mesma. E brindemos ao velho clichê: "eu sou mais eu"!!! rsrs

    Tô sempre vindo aqui, viu? Adoro o seu blog!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto, Kika. Já pensei sobre coisa parecida e talvez muito "sobrepeso" por aí venha mesmo disso.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Querida...
    Quando comecei a ler o seu texto comecei a lembrar de uma passado não tão distante.
    Tinha 22 23 anos, estava no auge da minha magreza, pesava 52 Kg e estava linda, com a auto estima lá em cima. Estava magra mas sempre tive pernas grossas. Por onde eu passava, homens, mulheres de todas as idades olhavam pra mim, até mesmo as crianças. Não chamava atenção por ser gostosa e sim pela minha jovialidade.
    Acabei engordando uns 20 Kg e você sabe o motivo. Hoje mesmo com sobrepeso as pessoas me acham mais bonita do que ano passado, pq? ESTOU FELIZ....

    Quanto a mocinha que você descreveu, na academia que frequento existem muito dessas mulheres, recentemente uma menina de no máximo 19 anos chegou no primeiro dia de calça branca e top, os homens babando pela ninfetinha, segundo dia a mesma coisa....no terceiro ninguém mais olhava, tornou-se comum.
    E sinceramente??? não se culpe por chama-la de piriguete, não só nós mulheres mas tb os homems tb pensariam isso de cara.
    Chegamos numa idade onde valorizamos muito mais a elegância, inteligência e o bom gosto.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. ...e o pior que é verdade, nos boicotamos mesmo...rsrsrs...eu bem sei quantas vezes tive que controlar meus impulsos...

    ResponderExcluir