segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Tamanho do Preconceito

Vocês sabem que não sou profissional da área de jornalismo, nem de publicidade, muito menos de moda. Sou apenas, e humildemente, uma Gorda Vaidosa que resolveu abrir a boca e falar sobre o que é ser, e como é ser gorda. Sou bloGGeira!

Na sexta feira, já que estava de molho em casa por conta de uma catapora, vi no twitter  um micropost do site Grandes Mulheres, que me chamou atenção porque citava uma frase que se tornou popular na boca de Preta Gil. Fui então ao site Chic de Gloria Kalil achando que encontraria uma reportagem sobre a artista gordinha admirada por nós no minimo pela sua coragem de se assumir gorda, quando a mídia pede o contrario de uma pessoa que vive da imagem. Eu tadinha, inocente, achando que veria coisa que prestasse. Me deparei com a maior falta de NETIQUETA, como a própria Kalil apelidou.

O site Chic de Gloria Kalil fez uma matéria no mínimo preconceituosa. Expôs a imagem de uma mulher depreciando-a de maneira grosseira. Uma das frases era... “como se fizessem questão de piorar o que já não é grande coisa.”.

Quando li o post e os comentários, fiquei inflamada. Como pode uma pessoa tão chique ser tão grosseira? Era a pergunta que todos se faziam.  Ela não estava fazendo questão de esconder o seu preconceito. Preconceito sim! Pois este se dá quando prejulgamos uma pessoa e a deixamos, de forma discriminatória, excluída de um grupo considerado superior. Era isso que ela estava fazendo... “Você além de não estar no mundo da moda por ser gorda se veste inadequadamente.”

Nós gordas cansamos de só vestir preto para agradar os olhos de quem nos vê. Queremos vestir roupas jovens e estamos quebrando este paradigma de que moda é para magros. Infelizmente não são todos que estão antenados para essas mudanças. Gloria Kalil cometeu essa gafe. Ela não se deu conta que hoje existe o inconformismo nas pessoas e que estas não ficam mais caladas. Se unem, se apóiam e mudam o que incomoda o grupo. Nós estamos tentando!

Faço parte de um time de mulheres que tem amor próprio e cultivam a Maior Vaidade. Sem preconceito!

6 comentários:

  1. E vc já tinha visto um post dela falando que gordinhas são aberrações? http://chic.ig.com.br/alo-chics/post/fofinhas-ou-magrinhas Desde esse episódio, realizei que de chic ela não tem nada. Chique mesmo é a Pascolato.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o que você escreveu! É bem por ai!
    Um beijão,

    Paula

    ResponderExcluir
  3. Acho super legal que vc comente esse episódio deselegante, preconceituoso, grosseiro..RUDE!!!

    Essas coisas tem que acabar no Brasil! Precisamos denunciar.
    O que Kalil fez, foi grotesco!
    Viva a diversidade, viva o prazer! Viva a VIDA!!!

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula, adorei o seu texto! Quando li o texto super preconceituoso da Dona Gloria Kalili, postei no Facebook pedindo para que as amigas espalhassem e abrissem os olhos para tamanha gafe de quem se diz CHIC. CHIC é se assumir, se amar, se valorizar e respeitar as diferenças :)

    ResponderExcluir
  5. Ana, só faltou o link pro site da Sra Gloria Kalil, pra não deixar o tema morrer nem a peteca cair. Ela simplesmente ignorou a enxurrada de comentários negativos, e não se pronunciou.. está esperando as pessoas se cansarem. Acho que muito mais como mulheres do que como gordinhas, temos que manter o tema aberto, porque amanhã pode não ser uma gordinha, mas pode ser simplesmente uma mulher comum e magra a ser ofendida. A ofensa desta vez foi preconceituosa e baixa, mas se deixarmos pra lá, isso simplesmente não vai acabar, e não vai haver respeito!

    Post perfeito.. bjsss!

    ResponderExcluir
  6. Putz...sempre acompanhei a GK no Twitter...já deixei de seguir:( fiquei chateada e decepcionada com o preconceito no texto.
    Ter elegância não significa só se vestir bem, viu dona GK?

    ResponderExcluir